Começou a itinerância do atelier «A Maior Flor do Mundo»

alto_moinho-005_editadaIniciou-se hoje o atelier itinerante de leitura A Maior Flor do Mundo para alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. As duas primeiras sessões tiveram lugar na Escola Básica 1 / Jardim de Infância do Alto do Moinho, em Corroios.
Divididos em dois grupos, os ateliers contaram com cerca de 120 alunos que, respondendo às diferentes propostas apresentadas, treinaram vocabulário, ouviram o conto A Maior Flor do Mundo e a música composta a partir da história, assistiram a uma projecção da curta-metragem de animação com o mesmo título e assumiram o repto de dar asas à imaginação e reescrever, com as suas palavras, esta ou outra história, respondendo assim à proposta lançada por José Saramago no livro.

alto_moinho-018_editada1A promoção da leitura é um dos objectivos da Fundação José Saramago, e um dos métodos adoptados para incentivar a leitura passa pela criação de espaços afectivos em torno de um livro. O resultado das sessões foi qualificado pelos professores como muito positivo. O trabalho continuará durante todo o ano escolar. A sessão seguinte terá lugar na próxima semana, no Agrupamento de Escolas Inês de Castro, em Coimbra.

Deixe um comentário