«A Maior Flor do Mundo» em Coimbra

coimbra_3_editedDepois de Corroios, o atelier A Maior Flor do Mundo, da Fundação José Saramago, esteve ontem em São Martinho do Bispo, Coimbra.

Foi no espaço da Biblioteca da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclo Inês de Castro, sede do agrupamento com o mesmo nome, que cerca de cento e vinte alunos deram asas à imaginação e ouviram a história depois de terem jogado com palavras retiradas do texto. Uma das confirmações que surge do trabalho que está a ser realizado é a de que a história contém elementos que permitem que os alunos sejam confrontados com as suas próprias realidades e com as suas visões do mundo. Após a leitura da história, sem que sejam mostradas as belas ilustrações de João Caetano, pergunta-se aos alunos se concordam ou não com o título e se conseguem imaginar como será o “menino herói” da história. A confirmação surge depois quando se projecta o filme de animação de Juan Pablo Etcheverry. E o silêncio que percorre a sala, ouvindo-se apenas a brilhante banda sonora, e a expressividade na face de cada aluno comprovam o ambiente de partilha que se pode criar em torno de um livro ou, neste caso, em torno de um livro e de uma adaptação animada do mesmo.
coimbra_7_edited1

Um outro aspecto curioso que ressalta deste trabalho é o de que uma parte significativa dos alunos, embora fascinados pela imagem e pelo som, prefere a leitura da história. Porque a leitura propicia a imaginação, porque na história o menino pode ser gordo ou magro, alto ou baixo, estar vestido com umas calças ou de calções, a flor pode ser vermelha, amarela ou branca. E é por isto que a leitura de uma história, o contacto com mundos alternativos, se reveste de extraordinária importância na promoção da leitura.

A terminar, confrontados com o repto lançado por José Saramago, “quem sabe se um dia não lerei outra vez este história, escrita por ti que me lês mas muito mais bonita”, os alunos deixaram a biblioteca com o reencontro marcado para o dia em que nos enviarem os trabalhos que irão realizar.

Por fim, uma palavra de agradecimento a toda a equipa da Biblioteca Escolar pela recepção e aos alunos pela vivacidade e disponibilidade.
E para a semana A Maior Flor do Mundo rumará a Sul…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: