De visita a Barcelos – algumas reflexões

Depois do Centro e do Sul do país, ontem foi a vez de a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Lijó, freguesia rural do Concelho de Barcelos, receber a visita da Fundação José Saramago e do atelier A Maior Flor do Mundo.
Realizaram-se duas sessões com seis turmas do 5º e 6º ano, contabilizando um total de 140 alunos, que, à semelhança do que tem acontecido nos anteriores ateliers, se deixaram levar por palavras e sons, por imagens, descobertas e desafios.
Diversos estudos sobre a temática da promoção da leitura permitem perceber que os adolescentes têm uma maior propensão para se afastar do universo dos livros, ao contrário do que acontece numa fase inicial da aquisição das competências de leitura e de escrita. Os mesmos estudos afirmam que se formarmos leitores nessa fase inicial, por muito que o afastamento se verifique numa etapa intermédia, existem maiores probabilidades de mais tarde voltarem a sentir o mesmo apelo e o mesmo fascínio pelos livros, retomando e consolidando hábitos de leitura adquiridos na infância.
Quer isto dizer que a Promoção da Leitura de deve centrar na infância? Não, este trabalho deve acompanhar as diversas fases de crescimento das crianças e dos jovens, permitindo-lhes um contacto próximo com os livros. No caso de A Maior Flor do Mundo, verifica-se que o texto pode funcionar com os alunos do 1.º e do 2.º Ciclo. Porque, se por um lado se observa que a narrativa contém elementos que a aproxima de um universo mais infantil, por outro lado a escrita de José Saramago, pelas suas características, pela não cedência ao facilitismo que muitas vezes se verifica nas páginas de livros infantis, desafia quem o lê, motivando-os para a história.
Uma conclusão que reforça o empenho da Fundação José Saramago neste trabalho que, passo a passo, pensamos poder ser mais um contributo para formar leitores e para os aproximar dos livros e da leitura.

atelier_barcelos-003

A vontade de participar

atelier_barcelos-050

A atenção de quem observa

atelier_barcelos-0561

Uma Flor diferente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: