Condeixa-a-Nova, Montemor-o-Velho e Venda do Pinheiro

Avançando a passos largos para o final deste ano lectivo, realizaram-se nas duas últimas semanas mais três ateliers A Maior Flor do Mundo.
Os dois primeiros levaram-nos ao centro do país, a Condeixa-a-Nova e a Montemor-o-Velho. Em ambos os casos, as actividades tiveram lugar nas respectivas Bibliotecas Escolares, tendo como participantes, e no total, seis turmas do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.
Em Montemor-o-Velho, a deslocação do atelier resultou de um contacto entre a coordenadora da Biblioteca Escolar e de uma responsável da Biblioteca Municipal, num exemplo de uma parceria que se verifica em cada vez mais Concelhos do país com resultados positivos. Neste espaço estava patente uma exposição sobre a vida e a obra de José Saramago, com a presença de diversos exemplares de obras do autor, destacando-se uma primeira edição (de 1957) do romance A Terra do Pecado.
Ontem foi a vez de visitarmos a EB 2,3 da Venda do Pinheiro, nos arredores de Lisboa, onde mais quatro turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico assistiram ao atelier. Uma visita a um Centro de Recursos Escolar que oferece aos estudantes a possibilidade de assistir a sessões com autores e a uma série de actividades que contribuem, de forma decisiva, para a promoção do livro e da leitura.

Nos próximos dias, novos trabalhos de alunos e novas imagens serão disponibilizados neste espaço.
Por agora, e enquanto preparamos um balanço desta primeira fase de itinerâncias, fica o convite para que nos acompanhem na sessão sobre a vida e a obra de José Rodrigues Miguéis, que a Fundação está a preparar para o próximo dia 15 de Junho. Será na Casa do Alentejo, pelas 18.30 Horas.

Uma resposta

  1. Caros Senhores:

    Tinha muito gosto em saber mais sobre esta vossa actividade relacionada com o conto “A maior flor do mundo” (objectivos, actividades desenvolvidas, destinatários, …). Tenho um projecto de cariz sócio-cultural, que fornece actividades através de acordos e colaborações a título gratuito, na zona da Guarda e gostava de poder efectuar algo sobre esse conto com as crianças da região. Aguardo a vossa resposta.

    Daniel Rocha (danielroc@gmail.com)

    Projecto Sérgio Rocha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: